O PREÇO DA VERDADE

Estava eu hoje lendo umas crônicas, pois confesso: sou louca por elas. E acabei encontrando uma sobre o preço da verdade. Automaticamente me pus a calcular qual seria ele, os prós e os contras de uma verdade. Apesar de a verdade sempre nos levar a sinônimos como honestidade, sincero, transparência, consigo achar nessa mesma palavra sinônimos com tons de antônimos. Em certos casos é ruim não estar a par de todos os acontecimentos, sei que também é ruim não ter certeza sobre todas as coisas e por fim não saber qual a decisão certa a tomar.

A verdade é, de fato, algo fascinante - distingue o verdadeiro do falso, o justo do injusto, os acertos dos erros, a sinceridade da dissimulação, os fatos dos boatos, o honesto do mentiroso. Foi nos pregado que a verdade é um bem de valor inestimável, mas alguma vez já se questionaram até que ponto ela seria um bem e não um mal?
A resposta é meio demodê, mas algumas verdades quando descobertas nem sempre confortam ou acalentam, nem sempre vão ao encontro de nossos sonhos ou mesmo os incentivam, nem sempre são tão doces ou gentis. A verdade pode ser tão mais assustadora do que uma mentira bem contada. Portanto hoje posso dizer que acredito em meias verdades, assim como as " mentiras sinceras me interessam " como já dizia Cazuza. Então, foi exatamente neste ponto delicadíssimo da questão que percebi esta outra face desconhecida das amargas verdades, e me senti obrigada a entender sobre os benefícios de uma mentira por mais contraditório que isso pareça.
Verdades que despedaçam, mentiras que gentilmente abrandam. Parece loucura dizer isso, mas existem momentos em que saber tudo em seus mínimos detalhes traz um sofrimento pesado demais para ser carregado enquanto que permanecer na total ignorância pode ser o bálsamo dos deuses para quem há muito sente dor.
Enfim, agora antes de perseguir veêmente uma verdade pensarei se realmente há necessidade de mergulhar-me nela ou se me contentar com uma falsa verdade seria ainda melhor e menos doloroso. Afinal, há certas verdades que não precisam ser ditas.

0 comentários:

Design by Blogger Templates temas blogspotmario jogos